sábado, 26 de julho de 2008

De Braga para Lisboa

O Fiat Abarth 1000 Corsa (replica de corridas) foi adquirido em Braga, ao Luis Palha, e já com a cor cinzenta (antes teve a cor negra) tinha sido reconstruido com o estilo Abarth mas a mecânica que trazia baseava-se num bloco de 45 cv do Fiat 127. A cor base deixou-me aborrecido mas ficou pensada a sua substituição em fase posterior. A decoração / contraste em o amarelo até era aceitável e não me desgostava de todo. Ao nível de suspensões também estava um pouco "baloiço". Foram-lhe montados em Lisboa a segunda mecânica do Abarth de Joaquim Dias, que consistia num bloco Abarth de 982 cc, com arvore de cames especial e cambota também mais resistente. A cabeça do motor era também Abarth, assim como o escape (passando o Dias a usar o escape com saída superior). O carburador escolhido foi um Webber 36 invertido e a distribuição também era específica para os Abarth. A caixa era o calcanhar de aquiles pois uma caixa especial custava, na Berni Motori/Italia, uma fortuna. A transmissão foi reforçada e a suspensão passou a usar amortecedores reguláveis. Foram montados travões de disco atrás (oriundos do Fiat 124), pois só os trazia à frente, e também uma bomba central repartidora de travagem. A carroçaria foi recortada nas cavas das rodas anteriores para poderem calçar-se os pneus de corrida (para os"históricos" com rasto) e jantes de magnésio Campagnollo.

Antes de o comprar (Braga - Autódromo)

Quando o comprei (Braga - Falperra)

Na minha garagem e com a Filipa

Em exposição no Colégio Militar (Lx)

Compilação Zagan/JMF

Sem comentários: